Meados

Rei Naja Suttho escavando o grande rio

Descobriu muitas coisas florescendo nos arredores.

As coisas descobertas foram chamadas coisas da água ou ‘Nathi Khong’;

O rio foi chamado ‘Mae Nam Khong’, ou Rio Khong desde então.

Episodio 13, pag.55  Phadaeng Nang Ai.

BOLAVEN-PLATEAU

A paisagem dos miolos do planalto Bolaven foi também o miolo do meu caminho entre ‘já não ser’ e ‘ainda não ser’, um dos bardos do budismo tibetano.

Este é um diminuto relato sobre como eu ainda não sou já que deixei de ser, e aerada me encontrei nas entre-paisagens que encheram minha boca com o café branco dessa incerta e fértil terra roxa. Já não tinha emprego, e minha casa era a mochila e pousadas, e barcos noturnos, trens velhos e nesse caso em especial uma gasta lambreta para lá do fim do mundo, já não tinha amante nenhum, conta no banco, telefone, me acompanhava então, lado a lado, me atrevo a dizer que segurava minha mão, tal bardo-diabo das metades.

Um mapa xerocado e rabiscado indicava a volta que tinha Pakse – na província de Champasak – como partida e chegada e uma pernoitada em Tad Lo, pequeno vilarejo com bangalôs de 30 000 kip a noite, o rio cortado por uma pequena ponte e casas suspensas por estruturas de madeira que fabricam sombras na calentura de março, eu e o tempo atolamos, vivendo nos meados de nossas histórias, aqui cada família tem seu búfalo para ordenhar e arar o campo, aqui o café branco é coado em coador de pano e a água ferve no fogo.

Aqui eu me desfiz – por instinto de sobrevivência – de tudo que me foi familiar, e que no frigir dos ovos pouco importa, nada importava, tomei banho de balde essa noite, pacientemente limpei os anos que me encardiam os ombros, sentei no meio da ponte com o cabelo ainda molhado e tentei tirar coragem até do sabugo das unhas, pois sabia que me iniciava na difícil tarefa de reaprender quem eu virei a ser.

Deixe um comentário

