Para que só certos ausentes escolhidos a ouçam

No inventário poético de Neruda constam 4 cães. Cada qual, uma dedicatória metafórica a certa pessoa ausente. Mas não quaisquer pessoas. Trata-se, por certo, de certos demônios, certos ausentes escolhidos.

Em cada rosto de mulher, o tempo se acumula ao se esvair, no gotejar de um ácido brando que dissipa todos os vestígios que cada minuto anteriormente concentrou.

***

No momento da despedida, ela me dizia palavras ásperas com intencional intensidade. Ao me ver de cabeça baixa, ela acentuou a ferocidade com que condenava cada desvio, cada desvão. O que ela não percebeu é que estava sol e já era passado o terceiro terço da tarde, de modo que os raios de luz lhe cortavam num ângulo rasante, compondo no chão a sua silhueta numa sombra alta, uma enormidade de sombra que lhe ultrapassava naquele momento de contabilizar miudezas.

Ao me ver de cabeça baixa ela não percebeu que eu a mirava nos olhos. A sombra flertou comigo, e eu não pude deixar de corresponder.

E foi entretido com o formato da sombra dela que eu deixei de ouvi-la com toda a atenção; não por indiferença, mas por puro e apaixonado desvelo, com que eu tentei identificar no rosto da sombra um formato, uma riscado de nariz, uma penumbra de sorriso, um contraste que revelasse algum brilho nos olhos, ou mesmo, uma mancha fina e escura que pudesse denunciar a cova que suas bochechas faziam ao sorrir.

Mas não pude. E, aqui, faço uma confissão e espero que a ouçam: até poderia haver outro século, outro estratagema, outra paciência, outra forma de amar, mas não havia sorriso. Poderia até haver o sorriso nervoso no rosto que agora vociferava mágoas e impropérios. Mas, na sombra, só havia o esfumaçado que as sombras têm no fim da tarde.

Deixe um comentário

